É com muito prazer que apresentamos o calendário Minha São Paulo, a primeira versão brasileira de uma iniciativa artística britânica inovadora. Idealizado pela organização inglesa Café Art, o projeto faz uso da fotografia como veículo de transformação social da população em situação de rua. O calendário Minha São Paulo foi realizado em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, a Organização de Auxílio Fraterno, o Núcleo de Convivência Porto Seguro, o 3º Festival de Direitos Humanos, a FujiFilm e a Royal Photographic Society.
Em novembro de 2015, 100 câmeras fotográficas descartáveis foram distribuídas a pessoas em situação de rua na capital paulista que, durante dois dias, fotografaram cenas cotidianas da vida na cidade sob suas perspectivas. O calendário Minha São Paulo é composto por 13 dessas imagens, que foram pré-selecionadas por um júri especialista e escolhidas através de votação popular durante o seminário sobre arte e cultura para a população de rua, ocorrido no dia 10 de novembro na Prefeitura de São Paulo.
Toda a renda arrecadada com a venda do calendário Minha São Paulo será revertida para projetos e organizações que trabalham com arte e população de rua da cidade.
A iniciativa tornou-se possível através do projeto With One Voice Brasil, programa de intercâmbio cultural entre o Brasil e o Reino Unido, realizado pela Streetwise Opera e People’s Palace Projects, que busca fortalecer e capacitar profissionalmente o setor da arte e população de rua através da troca de conhecimentos entre os dois países. O projeto conta com o apoio do British Council Brasil através do programa Transform e da Calouste Gulbenkian Foundation UK.